Livros

N. Castro, D. S. Ramos, R. Brandao, Almeida Prado Jr, F. e outros. As Tarifas de Energia elétrica no Brasil e em outros países. São Paulo: 2016

Este livro  apresenta um abrangente estudo sobre as razões que levam as tarifas de energia elétrica serem muito diferentes ao redor do mundo.

Discute amplamente os fatores preponderantes para a implementação de politicas tarifárias e aspectos fundamentais nas comparações que usualmente são realizadas, com a criação de rankings. O livro ainda analisa em detalhes as razões que colocam o Brasil entre aqueles países com tarifas mais dispendiosas. Ele representa os estudos desenvolvidos em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento realizado pela UFRJ e que teve participações de diferentes pesquisadores. O referido projeto teve o patrocínio do grupo CPFL.

Silva, A.L.R. Comportamento do Grande Consumidor de Energia Elétrica. São Paulo: Intituto Geodireito, 2011.

O setor elétrico nacional vivencia um processo de abertura gradual de mercado e inicio da competição, o que tem sido acompanhado pela entrada de novos fornecedores, produtos e serviços. Diante dessa realidade, este livro aborda o comportamento evolutivo do grande cliente de energia elétrica frente a essas transformações vivenciadas tanto no Ambiente de Contratação Regulada – ACR, como no Ambiente de Contratação Livre – ACL.
Para conhecer o comportamento desses clientes foram elaboradas pesquisas de campo, utilizando as técnicas: qualitativa e quantitativa, incluindo reuniões de grupo de foco, entrevistas telefônicas e em ambiente web, com questionários estruturados.
Por esses motivos, a utilização deste livro se estende a um público abrangente: economistas, engenheiros, profissionais de comunicação e marketing, representando interesse também para diversos agentes setoriais, como geradoras, distribuidoras, comercializadoras, consultores, fabricantes de equipamentos, entre outros.

Silva, A.L. R. Energetic Marketing: Competitive Strategies in the Energy Sector. Germany, Verlag Dr. Müller – VDM, 2010.

This book is intended for professionals with or without experience in the energy sector, who will understand, however, the importance of ongoing transformations presented below: the speed of change and the need to rethink the business, valuing the customer and the importance of focus on their real needs, the continual search for sustainable competitive advantages and the need to make an effective difference in the market.

 

Marketing Energético – Estratégias Competitivas na Energia. São Paulo: Synergia Editora, 2009.

O livro “Marketing Energético”, de autoria de Ana Lúcia Rodrigues da Silva, pretende, de forma clara e didática, apresentar para os leitores especializados e não especializados os principais conceitos de planejamento estratégico e marketing aplicados à indústria de energia. Dessa forma, torna-se possível situar o leitor frente às principais características regulatórias, que incentivam ou coíbem a real competição no setor energético nacional.
Com vivência acadêmica e de pesquisa, associada, ainda, ao contato direto com o dia-a-dia das organizações, prática decorrente da experiência consultiva vivenciada nos últimos 20 anos na empresa Sinerconsult, a autora consolida, de forma inédita, práticas adotadas por diversas empresas para obter vantagens competitivas no setor energético.

Geração Distribuída Aspectos Tecnológicos, Ambientais e Institucionais . Coordenadores Electo Eduardo Silva Lora e Jamil Haddad. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

Este livro é resultado do projeto “Oportunidades e Barreiras da Geração Distribuída para a Distribuidora de Energia Elétrica: Aspectos Tecnológicos, Ambientais, Comerciais e Legais”, em parceria com a Ultragáz.

O capítulo 5 “Oportunidades e Barreiras para a Geração Distribuída” é de co-autoria do Fernando Amaral de Almeida Prado Jr.

Silva, Ana Lúcia Rodrigues da. Monografia Fácil: Ferramentas e Exercícios. São Paulo: DVS Editora, 2004.

Este livro apresenta conceitos e exercícios destinados a facilitar o processo de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutorado. Esta obra inclui a utilização de ferramentas comumente utilizadas na área de Gestão da Qualidade e também ferramentas de comunicação a distância, refletindo a experiência da autora com estas ferramentas e também na condução de orientações e participações em banca nos cursos de pós graduação latu e strictu sensu.

São Paulo (Estado). Comissão de Serviços Públicos de Energia. Usinas Termoelétricas de Pequeno Porte no Estado de São Paulo. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2001.

Este livro apresenta informações sobre as 172 usinas termoelétricas de pequeno porte do Estado de São Paulo, incluindo suas principais características. Complementando este invetário, incluem-se a legislação correlata vigente, a experiência norte americana, a inserção da geração descentralizada e a qualidade de fornecimento de energia elétrica associada à satisfação do consumidor.

O capítulo “Possibilidades de expansão da produção independente de energia elétrica” é de autoria do Fernando Amaral de Almeida Prado Jr.

Pequenas Centrais Hidroelétricas no Estado de São Paulo. Organizadores Cristiano Abijaode Amaral, Fernando Amaral de Almeida Prado Jr. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2000.

Este livro contempla uma centena de pequenas centrais hidroétricas do Estado de São Paulo, apresentando suas características, históricos e particularidades, contribuindo para recompor parte da história energética e do desenvolvimento econômico paulista.