Funcionamento do Mercado de Energia Elétrica em Dois Ambientes (Regulado e Livre) e as Possíveis Conseqüências da Ampliação do Ambiente de Contratação Livre no Brasil.

XIX SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Rio de Janeiro – 2007.

A possibilidade de escolher seu fornecedor de energia elétrica, bem como elaborar estratégias de forma a melhor atender as suas necessidades, inclusive os critérios de reajustes de preços, levando ainda em conta vantagens de custos, produtos e serviços, representam reais necessidades dos consumidores potencialmente livres – CPLs.
São apresentados os resultados de uma ampla pesquisa quantitativa e qualitativa, com 103 agentes do setor elétrico representativos dos diversos segmentos de atuação da indústria/comércio de energia elétrica.
As posições destacadas pelos entrevistados das empresas geradoras, comercializadoras, distribuidoras, clientes livres e da CCEE visam reconhecer como cada segmento percebe o funcionamento do mercado de energia elétrica e as conseqüências de uma eventual  ampliação dos limites para que CPLs possam migrar ao ACL. Foram realizadas 7 entrevistas com especialistas do setor energético que complementaram as posições evidenciadas nas respostas aos questionários Os tratamentos estatísticos de 103 questionários e os resultados das entrevistas permitiram importantes conclusões importantes sobre a visão de cada segmento em relação ao funcionamento da comercialização e a ampliação de seu ambiente livre.

[embeddoc url=”http://sinerconsult.com.br/wp-content/uploads/2017/06/GEC-04.pdf” download=”all”]